Tuesday, September 30, 2008

Things I miss from home

  • Pão de queijo
  • Having my own car
  • Having friends and family just a phone call away
  • Knowing where to get stuff (where to go to get furniture, where to go to get food, etc)
  • Empregada
  • Having dinner ready when I come home
  • Manicure
  • Having friends to talk to whenever
  • Having a job
  • Not having to ask for money
  • Padaria
As of today, I just really really miss being at home.

Saturday, September 27, 2008

International Political Economy

Meninas, finalmente zipei os arquivos e coloquei no divshare.

Week 1 - Introduction and Overview: What is International Political Economy?
Week 2 - History
Week 3 - Varieties of Liberalism
Week 4 - Realism/Mercantilism

Vocês vão notar que já lemos alguns desses autores na PUC, é que tive que pegar essa aula porque era obrigatória pro currículo.

E um texto em PDF sobre Slavery (do autor Kevin Bales, o mais famoso autor contemporâneo sobre o assunto: link

Se tiverem qualquer problema pra baixar, me avisem!

Monday, September 22, 2008

What are YOU doing about slavery?

Quase comprei uma camiseta da Universidade, mas aí vi que ela foi feita no Paquistão. Custava 15 dólares. Provavelmente foi feita por escravos. Não comprei. :)

Essa semana é a semana de conscientização sobre escravidão. Slavery still exists week. E eu assinei o abaixo assinado que diz que vou alertar pelo menos 5 pessoas sobre o problema da escravidão contemporânea. Estão ouvindo? Fiz minha parte, pelo menos cinco de vocês leram esse parágrafo, né?

Desde que eu cheguei, estou morrendo de vontade de comer panquecas. Então sexta fizemos breakfast dinner. Café da manhã de jantar. Panquecas, biscuits com gravy (tipo um pãozinho com molho salgado), ovo mexido (uma dúzia, pra ser precisa), hash browns (batata ralada e frita). Cada um fez a sua panqueca e fizemos vários formatos diferentes, Mickey, estrela, etc.

Depois disso fomos (eu, Tessa, Kate e Matt) pra uma balada chamada La Rumba. A coisa mais estranha foi que assim que entramos na balada eu me senti em casa, no Brasil. Isso porque eu quase não ia pra balada quando estava aí. Mas acho que balada é balada em qualquer lugar, e por isso eu achei que estivesse no Brasil. Tava tocando música eletrônica e as pessoas dançavam como se estivessem numa rave. Festa estranha com gente esquisita. Hehehe. Acabamos indo pra um bar perto da faculdade onde tinham... estudantes! Hehe.

Mari e Cê, estou pensando como vou enviar pra vocês todos os PDFs e a lista de livros. Talvez eu zipe tudo e coloque num share da vida, alguma sugestão?

Thursday, September 18, 2008

Slavery still exits

Uma das minhas aulas é Human Trafficking and Slavery. Só tive duas aulas até agora, mas já posso dizer que é a minha preferida. Aprendi muita coisa que eu não sabia, como que existem 27 milhões de escravos no mundo. Hoje. Isso é muito mais do que existia no período da escravidão/colonização. Absurdo, né?
Brasil e Estados Unidos estão entre os países que mais têm escravos. Diversos países da Ásia e África também tem.

Hoje à noite fomos ver a pré-estréia de um documentário que fala sobre isso e que vai ser lançado aqui nos EUA em Outubro. Trailer e informações sobre o filme em www.callandresponse.com. O filme chama Call and Response e é um documentário com músicos e bandas fazendo apresentações ao vivo. Muito muito bom! Não sei se eles vão ter dinheiro pra distribuir o filme pra outros países, mas sai em dvd na primavera de 2009. Vou comprar com certeza. Dentre as pessoas que aparecem no filme estão: Madeleine Albright, Kevin Bales (que é o maior expert atualmente em contemporary slavery), Ashley Judd. Bandas: Natasha Bedingfield, Imogen Heap, The Cold War Kids, um cara muito bom do Quênia, Moby, Five for Fighting, Switchfoot, etc.
Se vocês tiverem a oportunidade, assistam. Ou pelo menos o trailer no site.

E pra Mari, Cê, Clá, ou quem se interessar, leituras sobre o assunto:
Disposable People, Kevin Bales - tô lendo agora, muito bom. Fala sobre contemporary slavery e depois sobre casos particulares, inclusive um capítulo inteiro sobre escravidão no Brasil. Super fácil de ler também.
A Crime So Monstrous, E. Benjamin Skinner - é um dos livros que vamos ter que ler pra essa aula, mas ainda não comecei.
Not For Sale, David Batstone - esse foi recomendado pelo diretor do documentário que vimos, ele ficou respondendo perguntas e conversando com todos após o filme. Tá minha wishlist já. :)
Se alguém se interessar, me avisa que eu posto a lista de livros que temos que ler pra essa aula (são 8 no total, dois deles citados aí em cima).

E bom, já que vocês comentaram que lêem, vamos fazer o seguinte. Deixem comentários com perguntas, porque às vezes eu fico em dúvida se ler sobre o meu dia a dia é realmente interessante... Então perguntem qualquer coisa e eu faço um post em cima das perguntas. Pode ser???

Monday, September 15, 2008

Primeira semana

Tem alguém ainda lendo isso aqui? Só pra saber, não quero escrever pras paredes...

A primeira semana foi longa, com muita leitura. Em média, temos que ler de 5 a 7 textos pra cada aula, ou um ou dois livros inteiros. Yep. A lot. Acabei largando uma das matérias, a de 3 créditos, a Human Rights Research and Writing. Íamos ter que escrever um artigo pra ser publicado num Journal internacional e eu meio que freaked out. Não tenho conteúdo nem vocabulário suficiente pra ter um artigo publicado num Journal internacional. Mas é uma matéria importante, vou tentar pegar alguns quarters pra frente...

Quarta voltei da aula umas 10 da noite, e isso estava me esperando pra jantar:

Tudo homemade pelo Rô, das batatas ao hamburguer. Delicious. Junto com a janta, isso me esperava:

Cartões da Carol, da Cê e do Titi! E ainda tem o IPSO na foto! Amei! Completou meu dia! :)

Ontem, sábado, fui fazer trilha em Eldorado Springs. O dia tava lindo, o lugar é maravilhoso:

Depois disso fomos num Chili Fest em uma cidade aqui perto chamada Superior. Panta (se é que você entra aqui), você ia gostar. São várias barracas com gente ou restaurantes locais servindo chili. Eu não sabia que existiam tantos tipos diferentes de chili. Comi o melhor chili ever, de uma das barracas que ganhou o Fest do ano passado. Muito bom!

Se alguém estiver lendo, respondam nos comentários e aí eu vejo de continuo com o blog ou se abandono, hehe.

Bjs!

Saturday, September 6, 2008

Aulas

A semana de orientação finalmente chegou ao fim (ufa, cansou) e meu horário ficou o seguinte:

Segunda das 12:30 às 13:50 - Human Rights Research and Writing
Quarta das 9:00 às 11:50 - Contemporary Slavery Human Trafficking*
Quarta das 18:00 às 20:50 - International Political Economy
Sexta das 12:00 às 14:50 - International Criminal Tribunal Law*

*Essas são as duas aulas que eu mais queria pegar, e as que vão me dar mais trabalho. Um delas eu fiquei na lista de espera, mas consegui entrar. Pra outra temos 8 livros pra ler. Um pra cada semana, já que são só 10 semanas de aula em cada quarter. O sistema deles não é semestral, é por quarter. Existem 4 quarters no ano: autumn, winter, spring e summer. Summer é férias, então não conta. São três quarters letivos, então. Passa rápido!

Outra coisa diferente: ter aulas na hora do almoço. Não sei como vai ser isso, imagino que vou tomar um café da manhã super reforçado e almoçar tarde.

Empolgada pra começar as aulas na segunda!

PS: Pros que fazem aniversário em Setembro e pros interessados em causas humanitárias/África: www.borninseptember.org

Tuesday, September 2, 2008

First day of orientation!!


My building!


English version of this post below, Poopsie. Just scroll down a bit :)

Antes de mais nada: cliquem aí na coluna da direita em 'follow this blog', quero testar essa ferramenta no blogger e ver quem tá acompanhando o blog...

Acabei de voltar da escola! Primeiro dia de orientação foi hoje! Acordei hiper cedo e tomei os dois ônibus pra lá, morri de frio! Tava 47 graus, em comparação com os 80/90 de ontem! Começou com um café da manhã de graça e um discurso do reitor, que parece ser legal, até fez umas piadinhas. Depois apresentaram toda a equipe da administração e alguns alunos do segundo ano que vão nos ajudar essa semana toda. Algumas pessoas falaram sobre coisas gerais, bolsas, matrícula, duplo diploma, etc e depois tivemos um intervalo de 1 hora. Nessa hora todo mundo ficou se conhecendo, encontrei algumas pessoas que tinha conhecido no happy hour, conheci outras. Todos muito legais! De 22 a 30 anos, mas parece que todos têm a mesma idade, mesmos interesses, mesmo "estágio". Bem legal. Conheci mais uma internacional, uma sueca. Depois tivemos mais uma sessão de gente falando e almoço. O almoço era uma caixinha com um sanduíche tipo sub (aqueles compridos do Subway), um pacote de batata chips, um cookie gigante, uma salada de frutas e alguns amendoins. Guardei o cookie pra depois. Depois do almoço haviam várias sessões sobre os diferentes programas e cada um ia pro do seu interesse. Fui no de Assistência Humanitária e no de Direitos Humanos. Conheci algumas pessoas que vão fazer exatamente os mesmos programas que eu! :)
Conhecemos alguns professores muito fodas, um de Direito que tava no tribunal de Ruanda e no da Iugoslávia, me deu muita vontade de pegar a aula dele, mas tá cheia já! No próximo quarter (não é por semestre, é por quarter) vou tentar pegar. O outro professor é especializado em tráfico humano e crianças soldados, também quero muito fazer a aula dele! Ele usava camisa, calça social e... botas de cowboy!
Depois disso teve a parte americana do dia. Uma sessão sobre violência e gênero. Dividiram os meninos das meninas e falaram sobre abuso sexual, agressão contra a mulher, coerção, etc. Muito besta. Fizemos tipo uma dinâmica sobre o tema também. Bem inútil, eu achei.
E por último, tinha um queijos e vinhos com o reitor. Exceto que o reitor não estava lá. Alguns professores estavam, e muita gente ficou também, então foi legal pra conhecer todo mundo. Voltei pro ponto de ônibus com a Katie e cheguei em casa agora! Tô empolgada pras aulas começarem, mas ainda preciso escolher minhas aulas.

---
English version:

Before anything, please click on 'follow this blog' on the right column. I'm trying to see who's reading this blog.

Okay, so today was the first day of Orientation. I was kinda nervous! First day of school nervous. Got up really early and got the bus to the school. It was freezing! 47 degrees when yesterday was 80s and 90s and all we could do was eat ice cream! It started off with free breakfast and a speech from the Dean. He looks cool and said a few jokes too. Then they introduced us to the staff and second year students, they'll be helping us out throughout this week. A few members of the staff talked about scholarships, tuition, the programs, etc. Then we had an hour break and that's when everyone started to get to know one another. I sat with some people I met at the incoming student happy hour and some new people, even a girl from Sweden! They all seem really nice, and there's people from 22 years old to 30, but it feels like we're all the same age because we're at the same stage of our lives and share the same interests (academically). It was nice. Then we had another session of financial aid information and then lunch. Lunch was actually a box with a sub, chips, a cookie, fruit salad and some nuts. After lunch we had sessions of the specific programs, so we could go to whichever one interested us the most. I went to Humanitarian Assistance and Human Rights, which are the two programs I'm doing. Met some people who are doing the exact same thing.
Also met some really bad-ass teachers, one is a Law teacher who was at the Rwanda court and the Yugoslavian one. So cool! I want to take his class so badly, but it's full already. I'll get it next quarter. The other one emphasizes in human traffic and children soldiers and he wore cowboy boots! With work pants! Lol! I want to take his class too.
Then they had a gender violence thing. They separated boys from girls and talked about sexual harrassment, sexual abuse, consent, coercion and that sort of thing. It felt pretty obvious and kinda useless. Isn't it just common sense that if you don't want you say no? I thought so.
Last, we had the Dean's cheese and wine reception. Except he was nowhere to be found. But it was cool, we got to hang out a bit more and get to know each other. I like all the people so far, they all are really nice!