Thursday, September 18, 2008

Slavery still exits

Uma das minhas aulas é Human Trafficking and Slavery. Só tive duas aulas até agora, mas já posso dizer que é a minha preferida. Aprendi muita coisa que eu não sabia, como que existem 27 milhões de escravos no mundo. Hoje. Isso é muito mais do que existia no período da escravidão/colonização. Absurdo, né?
Brasil e Estados Unidos estão entre os países que mais têm escravos. Diversos países da Ásia e África também tem.

Hoje à noite fomos ver a pré-estréia de um documentário que fala sobre isso e que vai ser lançado aqui nos EUA em Outubro. Trailer e informações sobre o filme em www.callandresponse.com. O filme chama Call and Response e é um documentário com músicos e bandas fazendo apresentações ao vivo. Muito muito bom! Não sei se eles vão ter dinheiro pra distribuir o filme pra outros países, mas sai em dvd na primavera de 2009. Vou comprar com certeza. Dentre as pessoas que aparecem no filme estão: Madeleine Albright, Kevin Bales (que é o maior expert atualmente em contemporary slavery), Ashley Judd. Bandas: Natasha Bedingfield, Imogen Heap, The Cold War Kids, um cara muito bom do Quênia, Moby, Five for Fighting, Switchfoot, etc.
Se vocês tiverem a oportunidade, assistam. Ou pelo menos o trailer no site.

E pra Mari, Cê, Clá, ou quem se interessar, leituras sobre o assunto:
Disposable People, Kevin Bales - tô lendo agora, muito bom. Fala sobre contemporary slavery e depois sobre casos particulares, inclusive um capítulo inteiro sobre escravidão no Brasil. Super fácil de ler também.
A Crime So Monstrous, E. Benjamin Skinner - é um dos livros que vamos ter que ler pra essa aula, mas ainda não comecei.
Not For Sale, David Batstone - esse foi recomendado pelo diretor do documentário que vimos, ele ficou respondendo perguntas e conversando com todos após o filme. Tá minha wishlist já. :)
Se alguém se interessar, me avisa que eu posto a lista de livros que temos que ler pra essa aula (são 8 no total, dois deles citados aí em cima).

E bom, já que vocês comentaram que lêem, vamos fazer o seguinte. Deixem comentários com perguntas, porque às vezes eu fico em dúvida se ler sobre o meu dia a dia é realmente interessante... Então perguntem qualquer coisa e eu faço um post em cima das perguntas. Pode ser???

6 comments:

fê. said...

Interessante é, mas podia ter mais hã.. romance. hahaha

Uma das coisas que mais sentia falta nas aulas de antropologia da USP era uma abordagem a escravidão, vimos alguma coisa sobre os índios, mas foi só. Tem muita coisa também, né?

Boas leituras para vc. Bjos

Ce said...

Oi Je! O documentário parece ser mto bom! Fiquei com vontade de ver! Não tenho perguntas pra te fazer, isto faço por e-mail, mas gosto de saber coisas do seu dia, ou o que vc anda fazendo... Beijão! Miss you!

Mari said...

Oi Jen,


Quero saber tudo:

toda a lista, todos os PDFs e principalmente comentários que possam conter uma visão de gênero sobre o assunto :)

da sua vida tb, hahahahaha

Beijos

Ce said...

Jeje, fui na Pizza e pedi nhoque! Nunca tinha pedido! É mto bom! Agora sei pq vc sempre pedia!

Juliana said...

Eu gosto de ler sobre seu dia-a-dia! =)

Beijoks
Ju

Julia said...

Nossa, Je...

Achei muito interessante e fiquei com muita vontade de ver o documentário...
E pode escrever sobre os seus dias que tb tá legal!

bjo